O atleta Pedro Gustavo da Silva Schiaveto, aluno do primeiro ano do curso de Direito (Bauru), representou a ITE nos Jogos Paralímpicos Universitários 2019, realizado entre 24 e 27 de julho, em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro. Pedro conquistou uma medalha de prata na natação.
No começo do ano, o iteano, que já competiu pela ABDA e hoje está sem clube, foi destaque em uma matéria do Jornal da Cidade de Bauru.
Muito feliz com a conquista e com o apoio da ITE, ele conversou com a nossa assessoria de imprensa:
Assessoria de imprensa ITE - Como foi o seu primeiro contato com a natação?
Pedro Gustavo da Silva Schiaveto - O meu primeiro contato com a natação foi aos 9 meses de idade por conta da minha deficiência. Para ajudar na minha reabilitação, eu nadei antes de andar. Comecei a andar com aproximadamente 2 anos de idade.
Assessoria de imprensa ITE - Como foi a sua estreia nos Jogos Paralímpicos Universitários?
Pedro Gustavo da Silva Schiaveto - Eu disputei três provas, ganhei uma medalha de prata e marquei o meu melhor tempo e o melhor índice técnico do campeonato. A medalha de prata foi na batida de mão. Nas outras duas provas eu fiquei em quarto lugar. Nos 100m livre eu conquistei o 2º lugar; nos 200m Medley o 4º lugar e nos 50m livres o 4º lugar. Eu agradeço a Deus, em primeiro lugar, por ter me abençoado em mais uma competição. Também ao meu técnico, André Velosa; meu preparador físico, Marco Dantas. Também sou muito grato aos meus amigos do Judô Rendimento Esportivo do Sesi Bauru, que foram essenciais para a minha preparação. Também agradeço à ITE, meus professores e colegas de faculdade por confiarem em mim.
Assessoria de imprensa ITE - Quais foram as suas outras participações e conquistas em competições esportivas?
Pedro Gustavo da Silva Schiaveto - Já participei de Campeonatos Paulistas, Jogos Regionais, Jogos Abertos, Open Paulista... todos paralímpicos. Sou bicampeão paulista, bicampeão regional, medalhista nos Jogos Abertos e campeão no Open Paulista nos 100m e 400m livres.
Assessoria de imprensa ITE - Quais são os seus desafios diários com o esporte e os estudos?
Pedro Gustavo da Silva Schiaveto - O esporte e a vida me ensinaram que eu tenho que ter organização e disciplina, mas confesso que ainda estou me adaptando à faculdade. Por ter paralisia cerebral, eu sempre tive dificuldades com a interpretação de cálculos e coordenação motora. Sendo assim, eu sempre tive que me dedicar um pouco mais que meus amigos, mas essa condição para mim é normal.
Assessoria de imprensa ITE - Como é a sua rotina?
Pedro Gustavo da Silva Schiaveto - Eu vou para a ITE de manhã e, quando saio da faculdade, faço minha preparação física (corrida e musculação). À tarde eu treino na piscina e estudo. E quando chego em casa, à noite, eu estudo.
Assessoria de imprensa ITE - Quais são os seus planos para o futuro?
Pedro Gustavo da Silva Schiaveto - Eu quero me tornar um promotor de Justiça e, como atleta, quero disputar uma Paralimpíada.
Filtros