Estudante do primeiro ano do curso de Direito da ITE Bauru, o atleta Lucas Castilho Sampaio conquistou duas medalhas na competição de Taekwondo dos Jogos Regionais, realizado em Botucatu, no dia 20 de julho. Ele ficou com a medalha de prata nas duas modalidades em que competiu: "Poonsae" (que representa uma luta contra um oponente imaginário) e "Luta", na categoria até 68 quilos.
Lucas pratica o Taekwondo desde os 6 anos de idade. Hoje, aos 18, ele já soma dezenas de medalhas conquistadas em Jogos Regionais, Jogos Abertos, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro Estudantil.
Paralelamente à modalidade esportiva, o iteano está cursando o primeiro ano de Direito na ITE Bauru: "Eu agradeço muito o apoio que recebo da instituição", destaca. Confira a entrevista que ele concedeu à assessoria de imprensa da ITE.
Assessoria de imprensa ITE - Como teve início a sua relação com o taekwondo?
Lucas Castilho Sampaio - Meu primeiro contato com o Taekwondo foi aos 4 anos de idade. Meu pai praticava e me levou algumas vezes. Comecei a fazer aulas aos 6 anos após negociar com minha mãe a troca da natação pelo Taekwondo, na mesma academia. Desde então continuo na Saúde e Cia e com o mesmo professor e técnico: Vitor Souza.
Assessoria de imprensa ITE - Por que cursar Direito?
Lucas Castilho Sampaio - Para ser sincero, eu pensava em cursar alguma coisa ligada ao esporte, pois é a minha paixão. Porém, por sugestão da minha família, em especial da minha mãe, resolvi começar o Direito e já no início descobri minha outra paixão. Além do mais, meu avô e minha mãe cursaram Direito na ITE, por isso foi natural a escolha da instituição.
Assessoria de imprensa ITE - Então a ITE, assim como o esporte, é uma tradição de família?
Lucas Castilho Sampaio - Sim. Meu avô se destacou muito na área. Foi procurador de Justiça e hoje está aposentado. E minha mãe é advogada. Além de ser tradição da família graduar na ITE, esta é uma faculdade excelente, com muito nome e de onde saíram inúmeros profissionais de qualidade. A ITE me apoia, o que eu agradeço muito.
Assessoria de imprensa ITE - Como está sendo conciliar os estudos com a prática esportiva?
Lucas Castilho Sampaio - Por enquanto estou conciliando treinos e estudos. Já estou acostumado a ter meus horários cronometrados. Saio de casa antes das 7h e só volto às 22h. A maior dificuldade é conseguir tempo para estudar em casa, pois para alcançar meus objetivos no esporte eu tenho que treinar muitas horas. Porém é necessário também estudar muitas horas por se tratar de um curso tão difícil como o Direito.
Assessoria de imprensa ITE - O que você espera alcançar profissionalmente?
Lucas Castilho Sampaio - A carreira de atleta me proporciona muitas coisas boas, mas também penso em atuar na área jurídica. Com relação aos retornos no esporte, meu objetivo é fazer parte da seleção brasileira, o que não é algo tão distante. Com muito treino e dedicação acredito que seja possível. Mas o meu maior sonho dentro do Taekwondo é participar de um Mundial e de uma Olimpíada. Entretanto, futuramente, pretendo atuar na área jurídica, provavelmente tentando ingressar em carreiras por meio de concursos, como promotoria, já que tenho um avô e um tio promotores de Justiça e me interesso bastante pelo cargo.
Assessoria de imprensa ITE - Quais foram as suas principais conquistas esportivas?
Lucas Castilho Sampaio - Já ganhei medalhas em Jogos Regionais, Jogos Abertos, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro Estudantil. Em setembro participarei da minha primeira competição internacional, "Chile Open". E, em novembro, vou representar Bauru novamente nos Jogos Abertos do Interior.
Filtros