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Pós-Graduação em

Políticas Sociais Públicas: Gestão Social, Gestão Financeira, Terceiro Setor e Sustentabilidade

Titulação

MBA/Especialização

Duração

373 horas

Cidade

Bauru

Inscrições

Inscrições até o dia 08 de março de 2025

INSCRIÇÕES

Até 08 de março de 2025.

CLIQUE AQUI E PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

I – 1 fotos 3x4 cm recentes,

II – Cópia reprográfica da Carteira de Identidade (RG) e do cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) e, se for o caso, da Certidão de Casamento;
III - Cópia frente e verso do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e regularmente registrado ou, se ainda não expedido, cópia certidão de colação de grau;

A documentação deverá ser anexada em formato PDF ao preencher a ficha de inscrição. O prazo final para a submissão da documentação é 08 de março de 2025.

 

INFORMAÇÕES:
Telefone: (14) 2107-5075 – (14) 2107-5076

E-mail: cpg@ite.edu.br

Horário de Atendimento: Segunda a quinta-feira: 9h às 11h45.


Bauru

Coordenação Acadêmica

Livre Docente Lilia Christina de Oliveira
Bacharel em Serviço Social, pela Faculdade de Serviço Social de Bauru – ITE • Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • Doutora em Serviço Social pela UNESP – Campus de Franca • Livre Docente em Serviço Social pela UNESP – Campus de Franca.

Duração 

373 horas. 

Início das aulas

15 demarço de 2025.

Horários das aulas

Sábado: das 8h30 às 16h

Aulas no formato híbrido: presencial e remotas on-line (ao vivo), pela Plataforma Zoom.

Justificativa

O Serviço Social é uma profissão de caráter eminentemente interventivo, mas também investigativo, educativo e propositivo, que tem como objeto de intervenção as várias expressões da questão social, entendida como “o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção á cada vez mais coletiva (...) enquanto a apropriação de seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma pequena parte da sociedade”. (IAMAMOTO, M. V. Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2007).
Cabe ao Serviço Social responder a essas expressões, que atingem diretamente indivíduos, famílias e grupos e os colocam em situação de vulnerabilidade ou exclusão social, buscando a garantia dos direitos sociais desses cidadãos.
Essas múltiplas expressões da questão social vão sofrendo mutações na medida das transformações societárias e, assim, a profissão também se obriga a constantes transformações, de forma a respondê-las e garantir sua legitimidade
Por isso, o assistente social deve acompanhar as transformações sociais, econômicas, culturais e políticas, ampliando concomitantemente sua capacidade de resposta às novas roupagens com que aparece travestida à velha questão social.
Diante disso, o Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru apresenta a proposta de um Curso que atenda as necessidades de atualização de conhecimentos aos assistentes sociais que estão inseridos no mercado de trabalho ou nele queiram se inserir, num novo formato, sendo em aulas presenciais e atividades remotas, atendendo, assim, as determinações do MEC.

OBJETIVOS

Geral

Subsidiar o processo de educação continuada de profissionais interessados em atuar nas áreas de Assistência Social, Jurídico,Terceiro Setor, Sustentabilidade, Ambiente Social e Governança Corporativa, proporcionando-lhes sólidos conhecimentos teóricos e técnico-científicos. O programa visa preparar esses profissionais para assumir cargos e desempenhar papéis de liderança nas áreas mencionadas, capacitando-os a contribuir efetivamente para a promoção do bem-estar social, da sustentabilidade e da governança nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Específicos

Garantir ao aluno visão crítica do cenário em que se insere o Serviço Social contemporâneo, considerando-o as bases de produção da questão social.
Possibilitar-lhe sólida apreensão das matrizes teóricas da profissão e suas bases metodológicas, preparando-o para responder aos novos desafios do cenário contemporâneo.
Evidenciar as novas perspectivas do planejamento e avaliação de políticas e programas sociais.
Revelar as novas tendências da área organizacional no que tange ao trabalho do assistente social.
Oportunizar o aprofundamento, em relação as diretrizes, princípios e ações programáticas das políticas, bem como o Terceiro Setor que têm demandas para o Serviço Social e principais exigências profissionais.
Realimentar os posicionamentos ético – políticos da profissão.

Público Alvo

  • profissionais de Serviço Social
  • profissionais da área das Ciências Humanas e Sociais
  • professores e pesquisadores

DIFERENCIAIS

  •     Formação abrangente e generalista
  •     Corpo decente de excelência
  •     Atendimento personalizado
  •     Contato direto com professores e coordenador
  •     Aulas atualizadas

MERCADO DE TRABALHO

O Curso propõe a formação profissional que reúna as competências para gerir as questões advindas dos quatro módulos propostos: Gestão Social, Gestão Financeira, Terceiro Setor e Meio Ambiente/ Sustentabilidade; de forma que o profissional, assistente social, possa interpretar tais temáticas para a tomada de decisões e estratégias condizentes às áreas de atuação junto às Políticas Sociais Públicas, inclusive na própria docência do ensino superior.

COMPONENTE CURRICULAR

A Integralização Curricular deste Curso de Pós -Graduação – Lato Sensu – possui a carga horária de 373 horas, desenvolvidas nos meses já acima citados, estabelecidos no cronograma; constituindo de atividades acadêmicas modulares e atividades avaliativas, atividades estas constando no período de duração do Curso e pelos docentes de cada disciplina de acordo com o referido num dos quatro módulos.

ATIVIDADE E ESTRUTURA CURRICULAR

Duração do Curso: 15 de março de 2025 até 20 de junho de 2026.

A estrutura curricular esta distribuída em módulos (com suas devidas disciplinas); com aulas na modalidade presencial, bem como no sistema on-line (ao vivo), durante os sábados, das 8,30 horas às 16 horas. Serão 27 sábados e, conforme o cronograma que será estipulado, na positividade do Curso, acontecerão em dois sábados por mês (março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2025; e nos meses de março, abril, maio e junho de 2026). Assim, 26 sábados e um sábado no mês de fevereiro de 2026, totalizando 27 sábados do período de duração do Curso.

O Trabalho denominado de “Atividade de Final de Curso”, exigido para conclusão do Curso, o aluno deverá realizá-lo através da escolha de uma das seguintes modalidades: relatório na participação de seminários, simpósios e congressos, ou seja, eventos em conformidade ou abrangência com a área do Curso; resenha, resumo expandido; desenvolvimento de artigo científico e elaboração de estudo de caso.

DURAÇAO E PERIODICIDADE DO CURSO

De 15 de março de 2025 a 20 de junho de 2026.

Aos sábados, das 8,30 horas às 16 horas; nos meses do ano letivo de 2025, a saber: dias 15 e 29 de março, dias 12 e 26 de abril, dias 10 e 24 de maio, dias 07 e 28 de junho, 09 e 23 de agosto, 03 e 27 de setembro, 11 e 25 de outubro, 08 e 22 de novembro e dias 06 e 13 de dezembro/2025.

Aos sábados, nos mesmos horários, nos meses do ano letivo de 2026, a saber: 28 de fevereiro, 14 e 28 de março, 11 e 25 de abril, 09, 23 e 30 de maio e 13 e 20 de junho.

Estas datas estão sujeitas a alterações, caso necessário.

INVESTIMENTO

18 parcelas mensais de R$ 395,00 (trezentos e noventa e cinco reais).
A primeira parcela será devida em 10 de março de 2025.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subsequentes (a partir do mês de abril).
A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 2% (dois por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 01 (um) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

BÔNUS FINANCEIROS 

Diplomados pela ITE: 2% de desconto

Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

RESERVA DE DIREITO

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

MÓDULOS

  • Transformações contemporâneas e os impactos nas Políticas Sociais
  • Gestão de Políticas Públicas
  • Indicadores Sociais: o impacto na avaliação das Políticas Sociais
  • Políticas Públicas e Planejamento Governamental
  • Gestão Estratégica do SUAS
  • Gestão Corporativa
  • Políticas e Planos de Desenvolvimento Social
  • Instrumentos de Gestão das Informações do SUAS
  • Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável
  • O Projeto Ético Político do Serviço Social
  • Gestão Social com ênfase em Resultados: o capital humano
  • Gestão do Terceiro Setor no Brasil: avanços e retrocessos nas ONGs
  • Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento Sustentável
  • Público e o Privado na Gestão Pública
  • Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
  • Assessoria e Consultoria nas Políticas Sociais
  • Gestão Financeira e Orçamento dos Recursos Públicos
  • Direitos Sociais e Conflitos Sócio Jurídicos
  • Didática do Ensino Superior
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Trabalho de Conclusão de Curso
Corpo Docente 

*Corpo docente sujeito a alterações

 Lilia Christina de Oliveira – Coordenadora
Possui graduação em Serviço Social pelo Instituição Toledo de Ensino Bauru(1974), especialização em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1977), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1988) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1995). Atualmente é Coordenadora da Comissão de Normatização do Conselho Municipal de Assistência Social de Bauru e Coordenadora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru da Instituição Toledo de Ensino. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado

 Ana Cristina de Carvalho Sales Toledo
Atua como Assistente Social na Prefeitura Municipal Bauru/SP. Docente na graduação do curso Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino Bauru. Secretária Municipal da Assistência Social - Bauru/SP.
Possui graduação em Serviço Social pela INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO - ITE Bauru/SP. Especialização em Gestão Social – Políticas Públicas: Redes, Defesa e Direitos pela Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação e Gestão do Sistema Único de Assistência Social/SUAS  pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP.

Antonio Francisco Maia de Oliveira

Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Votuporanga-SP ; Técnico em Agropecuária pela Escola Técnica Agrícola de Dracena. Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento em Bauru (SP) de 2013 a 2018. Coordenador de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos na Prefeitura de Bauru entre 2009-2013. Professor no Programa de Pós-graduação Latu Sensu Gestão de Politicas Publicas, Área Organizacional e do Terceiro Setor, do Centro Universitário de Bauru (Instituição Toledo de Ensino - ITE). Professor em cursos de graduação em Comunicação Social na UNESP.  Participou do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região Alta Araraquarense de Fernandópolis, financiado pela Fundação Konrad Adenauer (FKA). Participou do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região de Iguape, no Vale do Ribeira-SP, financiado pelo Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM). Foi um projeto bilateral associado ao Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil-PPG7 criado com o intuito de fortalecer e maximizar os benefícios ambientais das florestas tropicais brasileiras, de maneira compatível com o desenvolvimento do país. Representou um modelo único de cooperação entre o governo brasileiro, a sociedade civil e a comunidade internacional. Participou do Projeto Consafs (Consórcio de Formação Agroflorestal em Rede na Mata Atlântica e outros projetos de desenvolvimento da agricultura familiar. Participou do Programa de Agroextrativismo e Populações Tradicionais no Vale do Ribeira, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Tem experiência na área de gestão e administração pública na elaboração de projetos técnicos e captação de recursos junto a agências de fomento, órgãos públicos, iniciativa privada e terceiro setor. Participou de projetos em convênio ou contrato de repasse junto aos Ministérios da Educação, Cultura, Esporte, Justiça, Integração Nacional, Saúde, Cidades, Desenvolvimento Social, Trabalho, Turismo, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia Inovação e Comunicações, Planejamento, Agricultura, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Fundação Banco do Brasil (FBB), Fundo Socioambiental da Caixa (FSA); Fundo Nacional de Saúde, Petrobras; Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Fundo Estadual de Recursos Hídricos(FEHIDRO), Tem experiência em captação de recursos por meio de emendas parlamentares federais e estaduais. Tem experiência em elaboração de projetos e captação de recursos via Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), Fundo Nacional do Idoso, Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (PIE), Programa de Ação Cultural (ProAc), Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) e Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). É consultor da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), de Botucatu-SP. É membro do Instituto de Turismo (ITUR), de Bauru-SP. É sócio-proprietário da empresa Maia Assessoria e Projetos Ltda.

 Audrey do Nascimento Sabbatini Martins
Doutora em Comunicação pela UNESP/Bauru. Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Sagrado Coração (1996). Professora da Faculdade Iteana de Botucatu e do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente atua como supervisora do Núcleo de Iniciação Científica do Centro Universitário de Bauru. É membro efetivo da Academia Bauruense de Letras - ABL. 
 Camila Roberta Muniz Serra Pinheiro
Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP, na linha de Gestão Ambiental com foco na Gestão de Pessoas. É graduada em Serviço Social, pós-graduada em Gestão Empresarial na Instituição Toledo de Ensino de Bauru e em Docência do Ensino Superior pelo Senac São Paulo. Como formação complementar, participou de cursos como Jogos Virtuais de Empreendedorismo, Jeito Senac de Educar, Comunicação Verbal, Formação de Profissionais de RH para supermercados e pela Babson College, realizou Intercâmbio sobre Gestão de Negócios com foco em Empreendedorismo.  Atualmente também ministra aulas de Gestão de Pessoas nos cursos de Administração do Centro Universitário de Bauru – ITE.

 Ellen Francinne Oliveira
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho. Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Políticas Públicas e do Terceiro Setor, nível de Especialização, pelo Centro Universitário de Bauru/SP, mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru. Experiência na Coordenação de CRAS por 10 anos e atualmente atua como Assistente Social da Unidade Básica de Saúde de Espírito Santo do Turvo/SP. Docente do Centro Universitário de Bauru - ITE .
Everson Demarchi
Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIARA-Araraquara/SP); pós- graduação em Administração Pública (UNESP-Bauru/SP); graduação em Ciências Econômicas - Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru/SP). Experiência profissional: vinte e nove anos na área pública, destes, quinze anos na área de planejamento, elaboração e execução orçamentária e sete anos em Controladoria no município de Bauru. Possui também doze anos de experiência na área acadêmica.
 Gerceley Paccola Minetto
Assistente social formada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru – Instituição Toledo de Ensino. Mestre em Serviço Social – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Franca/SP. Especialista em Administração e Supervisão em Serviço Social e Assistência Social Pública – Instituição Toledo de Ensino. Professora do Centro Universitário de Bauru – Curso de Serviço Social. Colaboradora do Núcleo de Prática – Curso de Serviço Social.
 Glauber Ricardo Woida
Graduado em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino - ITE, em Bauru e especialista em Gestão de Políticas Públicas, Terceiro Setor e Área Organizacional pela mesma instituição. Docente no Centro Universitário de Bauru – ITE. Trajetória profissional marcada por atuação destacada em áreas específicas do Serviço Social infância, educação e assistência social. Com dedicação profunda ao setor, comprometido com a melhoria contínua da qualidade das políticas púbicas. Compromisso refletido na abordagem pedagógica e na pesquisa, onde explorar métodos inovadores para promover políticas sociais eficazes e processos de trabalho mais eficientes.
 Josiane Logízia Carrapato
Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde Pública e Administração Hospitalar. Especialista em Terapia de Casais e Famílias. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Doutoranda em Saúde Pública – Unesp – campus de Botucatu.
 Magna G. Viganó Cavalcanti
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista, Pós-graduada em Psicologia Clínica pela Secretaria de Estado da Saúde-SP  e Graduada em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Bauru . É servidora pública há mais de 12 anos, atualmente é Psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Infantojuvenil, tendo anteriormente coordenado um Centro de Referência da Assistência Social. É professora do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru/ ITE onde ministra as disciplinas Psicologia Social e Assessoria & Consultoria, e também atua como docente convidada em cursos de pós-graduação nas áreas de Saúde Mental, Políticas Públicas e Assistência Social. Possui experiência na elaboração de projetos e protocolos na área da saúde mental, bem como no planejamento e execução de processos de educação e desenvolvimento de pessoal. Também possui participação ativa em grupos de pesquisa, conselhos de políticas públicas e conselho de classe.
 Marcos Vinicio Bilancieri
Servidor público municipal é graduado em Ciências Contábeis - ITE  e Mestre em Administração pela UNIMEP-Piracicaba-SP, tem especialização em Docência do Ensino Superior pela UFRJ-RJ .É Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Bauru (CEUB) mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Também é professor e Coordenador do curso de MBA em Gestão Tributária do CEUB/ ITE-Bauru. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Contabilidade e Gestão Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas: Gestão de Políticas Públicas; Planejamento Orçamentário, Licitações e Contabilidade Pública. Ministra Palestras na área de Contabilidade e Administração Pública com ênfase em Planejamento Público, Licitações e Normas de Contabilidade Pública. Presta consultoria, ministra Cursos e Palestras na área pública. É palestrante e colaborar da Comissão de Representação do Setor Público do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Foi Prefeito de Boracéia-SP entre 2012 e 2020. Foi presidente da Associação dos municípios do Centro do Estado de São Paulo (AMCESP) (2017-2020). Foi membro do Conselho Fiscal da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB). Atualmente exerce a função de Prefeito no município de Boracéia. 
Marinez Vitorelli
Experiência de 10 anos em gestão de empresa, desenvolvendo atividades ligadas às finanças e marketing, através da abertura de mercado internacional na América Latina.
Na área docente, experiência em coordenação de programa de Pós Graduação Lato Sensu e curso Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos. Docente das disciplinas de Gestão Estratégica da Produção e Operações, Inovação, Gestão Estratégica de Negócios, Gerenciamento de Projetos e Jogos de Empresas.
 Talita Stabile
Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Bauru/SP; Especialista em Antropologia pela Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru/SP; em Gestão Social: políticas públicas, redes e defesa de direitos pela Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação ; e em Serviço Social na área da Saúde e Reabilitação pelo HRAC/USP - Bauru. Mestre em Ciências da Reabilitação pelo HRAC/USP - Bauru. Doutora em Ciências pela FOB/USP - Bauru/SP. Assistente Social do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo - Campus Bauru/SP, com experiência em: Serviço Social em Programa de Saúde Auditiva - Implante Coclear; Serviço Social em Programa de Fissura Labiopalatina: contexto ambulatorial, unidades de internação hospitalar e serviços comunitários; Serviço Social na gestão de equipe em ambiente hospitalar; e atuação junto a Núcleo Interno de Regulação na saúde.

Tatiana Stroppa
Advogada. Doutora e mestre em Direito (Centro Universitário de Bauru, Instituição Toledo de Ensino - ITE); Professora de Direito Constitucional e de Direito Processual Constitucional do Curso de Direito do Centro Universitário de Bauru, Instituição Toledo de Ensino - ITE e da Faculdade Iteana de Botucatu; Integrante do Projeto de Pesquisa Direito e Novas Tecnologias da Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Bauru (Instituição Toledo de Ensino – ITE), inscrito no CNPq.
 Vânia Baptista Nery
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Tem experiência na área do Serviço Social com ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: parceria público e privado, controle social das Políticas Públicas Estado, ONGs e Sistema Único de Assistência Social e Sistema Único de Saúde, administração pública, intersetorialidade e interdisciplinariedade e na área Psicologia Social com foco nas abordagens da subjetividade a partir da perspectiva sócio histórica.  De 2008 e 2012 integrou o corpo docente do Curso de especialização sobre a Gestão da Política Pública de Assistência Social - COGEAE/PUCSP. Foi servidora da Prefeitura Municipal de São Paulo por 30 anos, atuando nas secretarias de Saúde, Planejamento e Assistência Social. Atuou de 2011 a 2017 na equipe técnica do Centro de Formação dos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social do município de São Paulo, elaborando conteúdos programáticos, bem como desenvolvendo atividades formativas. De 2017 a 2019 integrou a equipe técnica do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo. Atua em processos de educação permanente e supervisão técnica aos trabalhadores, conselheiros e gestores da Política de Assistência Social abordando os temas relativos à gestão do trabalho, proteção social básica e especial da Política Nacional de Assistência Social, Planejamento e Financiamento e participação e controle sociais. Realiza consultorias sobre Gestão Social e Políticas Públicas junto aos municípios no reordenamento institucional, metodológico e técnico.

Apostilas/Textos

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