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Pós-Graduação em

Políticas Sociais Públicas e o estudo da Gerontologia

Titulação

MBA/Especialização

Duração

360 horas

Cidade

Bauru

Inscrições

Até 06 de fevereiro de 2023.

I - 2 (duas) fotos 3x4 cm recentes, uma delas colada no requerimento de matrícula Bauru;
II - cópia reprográfica da Carteira de Identidade (RG) e do cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) e, se for o caso, da Certidão de Casamento;
III - cópia frente e verso do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e regularmente registrado ou, se ainda não expedido, cópia certidão de colação de grau;

  • A documentação deverá ser enviada para o e-mail – cpg@ite.edu.br até o encerramento das inscrições.
    Bauru: Praça 9 de Julho 1-51 - CEP 17050-790 – Bloco 4 – Secretaria da Pós-graduação. Telefone: (14) 2107-5078

Informações:
Telefone: (14) 2107-5048 – 2107.5049 – Whatsapp -   (14) 98119.7070
Horário de Atendimento:
Segunda-feira: 9h15 às 11h30 e das 14h15 às 17h45
Terça a quinta-feira: 9h15 às 11h45 e das 14h15 às 17h45
Sexta-feira: 9h15 às 11h30 e das 14h15 às 21h45
Sábado: 7h30 às 11h45
(*) Quando não houver aula, o horário de sexta-feira seguirá o horário de terça à quinta, e não haverá expediente aos sábados


Bauru

Coordenação Acadêmica

Livre Docente Lilia Christina de Oliveira
Bacharel em Serviço Social, pela Faculdade de Serviço Social de Bauru – ITE • Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • Doutora em Serviço Social pela UNESP – Campus de Franca • Livre Docente em Serviço Social pela UNESP – Campus de Franca.

Duração 

360 horas. 

Início das aulas

10 de fevereiro de 2023.

Horários das aulas

Sextas feiras: 19h às 22h30

Sábados:  8h00 às 12,30 horas

Aulas no formato híbrido – Plataforma Zoom

Justificativa

A atual fase de desenvolvimento humano está de acordo com a chamada “Era do Conhecimento”. Os intensos avanços tecnológicos têm provocado, entre outros, a imensa facilidade da comunicação global em tempo real e vem facilitando, não só a produção de conhecimentos, mas também sua circulação. O capital financeiro, supervalorizado até aqui, começa a ser substituído pelo chamado “capital intelectual” e, uma das exigências aos profissionais, é a capacitação continuada e a atualização constante e sistemática de seus conhecimentos.

Por outro lado, o Serviço Social é uma profissão de caráter eminentemente interventivo, mas também investigativo, educativo e propositivo, que tem como objeto de intervenção as várias expressões da questão social, entendida como “o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção á cada vez mais coletiva (...) enquanto a apropriação de seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma pequena parte da sociedade”. (IAMAMOTO, M. V. Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2007).

Cabe ao Serviço Social responder a essas expressões, que atingem diretamente indivíduos, famílias e grupos e os colocam em situação de vulnerabilidade ou exclusão social, buscando a garantia dos direitos sociais desses cidadãos.

Essas múltiplas expressões da questão social vão sofrendo mutações na medida das transformações societárias e, assim, a profissão também se obriga a constantes transformações, de forma a respondê-las e garantir sua legitimidade.

Por isso, o assistente social deve acompanhar as transformações sociais, econômicas, culturais e políticas, ampliando concomitantemente sua capacidade de resposta às novas roupagens com que aparece travestida à velha questão social.

Destaca-se ainda o papel da universidade contemporânea, que é o de, também, preocupar-se e ocupar-se da produção de conhecimentos para aquelas pessoas que passaram por suas salas e ali se construíram como profissionais, de forma a oportunizar-lhes uma intervenção profissional competente nos espaços ocupacionais onde estão inseridos, em relação aos aspectos ético-político, teórico-metodológicos e técnico-operativos.

Diante disso, o Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru apresenta a proposta de um Curso que atenda as necessidades de atualização de conhecimentos aos assistentes sociais que estão inseridos no mercado de trabalho ou nele queiram se inserir, num novo formato, sendo em aulas presenciais e atividades remotas, atendendo, assim, as determinações do MEC.

Público Alvo

  • Profissionais de Serviço Social
  • Profissionais da área das Ciências Humanas e Sociais
  • Professores e pesquisadores

OBJETIVOS

Geral

Subsidiar o processo de educação continuada de profissionais interessados em atuar nas áreas de: Assistência Social, Saúde, Terceiro Setor e área Organizacional, proporcionando-lhes sólidos conhecimentos teóricos e técnico-científico para que assumam cargos e papéis voltados às áreas citadas.

Específicos

Garantir ao aluno visão crítica do cenário em que se insere o Serviço Social contemporâneo, considerando-o as bases de produção da questão social.

Possibilitar-lhe sólida apreensão das matrizes teóricas da profissão e suas bases metodológicas, preparando-o para responder aos novos desafios do cenário contemporâneo.

Evidenciar as novas perspectivas do planejamento e avaliação de políticas e programas sociais.

Revelar as novas tendências da área organizacional no que tange ao trabalho do assistente social.

Oportunizar o aprofundamento, em relação as diretrizes, princípios e ações programáticas das políticas, bem como o Terceiro Setor que têm demandas para o Serviço Social e principais exigências profissionais.

Realimentar os posicionamentos ético – políticos da profissão.

Atividades e Estrutura Curricular:

A proposta do Curso de Especialização foi desenhada de forma que os profissionais tenham a opção de desenvolver um conjunto de disciplinas básicas, de caráter obrigatório, com 360 horas de duração que oportunizará revisão e atualização dos conhecimentos fundamentais do Serviço Social, nas áreas: Assistência Social, Saúde, Terceiro Setor e Serviço Social Organizacional.

As 360 horas do Curso serão distribuídas em 290 horas de caráter presencial(formato híbrido) e em 70 horas de Atividades Remotas, estas sob a condição de trabalhos/atividades solicitados pelo professor, sejam em formas de leituras, seminários, produção científica, pesquisas, dentre outras, totalizando, portanto, as 360 horas ao final do Curso.

O profissional, completando a carga horária, terá direito ao Certificado de Especialista.

Ressalta-se que o Trabalho de Conclusão se fará pela modalidade: Artigos.

Havendo vagas, o profissional interessado poderá inscrever-se em uma ou mais disciplinas, recebendo certificado de Extensão Universitária.

Componente Curricular

A Integralização Curricular do curso de Pós-Graduação, nível Especialização, tipo MBA, possui uma carga horária total de 380 horas, com periodicidade distribuída em “atividades acadêmicas modulares”, ou seja, em disciplinas e/ou módulos, conforme calendário estabelecido no período de duração do curso.

Disciplinas / Módulos

  1. Transformações Contemporâneas e seus impactos nas políticas públicas – 16 horas
  2. Gestão de Políticas Públicas – 24 horas
  3. Indicadores Sociais e Gestão Pública – 24 horas
  4. Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas –24 horas
  5. Gestão da Política de Assistência Social – 20 horas
  6. Gestão de Políticas da Saúde – 16 horas
  7. Gestão Pública, Desenvolvimento local integrado e Sustentável – 16 horas
  8. O Projeto Ético Político do Serviço Social e o Código de Ética – 16 horas
  9. Gestão de Pessoas – 20 horas
  10.  Marcos legais e Gestão do Terceiro Setor – 24 horas
  11.  Aspectos legais das Políticas Públicas do idoso, criança e adolescente e pessoa com deficiência no ordenamento jurídico brasileiro – 24 horas
  12. Terceiro Setor: Análise e das relações sociais nas Instituições e nos Movimentos Sociais – 20 horas
  13. A Área Empresarial e Gestão de Recursos Humanos – 24 horas
  14.  Elaboração de Projetos e Captação de Recursos – 24 horas
  15.  Assessoria e Consultoria nas Políticas Sociais e na Área Organizacional – 16 horas
  16. Gestão Financeira e Orçamento Público – 20 horas
  17. Didática do Ensino Superior – 16 horas
  18. Metodologia do Trabalho Científico – 16 horas

Total – 360 horas

Orientação e Elaboração do Artigo – 15 horas (não inclusas)

Reserva de direito

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

Investimento

R$6.520,00 (seis mil quinhentos e vinte reais).
12 parcelas de R$ 310,00 e mais 08 parcelas de R$ 350,00.
A primeira parcela será devida em 07 de fevereiro de 2023.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subseqüentes.

A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 2% (dois por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 01 (um) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

Bônus financeiros 

Diplomados pela ITE: 5% de desconto
Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

Período e Duração dos Módulos – 12 meses

Corpo Docente 

*Corpo docente sujeito a alterações

Profa. Dra. Lilia Christina de Oliveira – Coordenadora
Possui graduação em Serviço Social pelo Instituição Toledo de Ensino Bauru(1974), especialização em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1977), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1988) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1995). Atualmente é Coordenadora da Comissão de Normatização do Conselho Municipal de Assistência Social de Bauru e Coordenadora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru da Instituição Toledo de Ensino. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado

Profa. Dra. Ilda Chicalé Atauri
Possui graduação em Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino (1979), mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Serviço Social PUC/SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professor/docente titular no Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru (CEUB), mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social, Política Social, Oficina Habitacional, Desenvolvimento Capitalista e Questão Social, bem como ministrou disciplina eletiva com vistas à aplicação do ENADE aos alunos da área. participa ativamente dos conselhos municipais como representante do Centro Universitário de Bauru.

Profa. Dra. Vânia Baptista Nery
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Tem experiência na área do Serviço Social com ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: parceria público e privado, controle social das Políticas Públicas Estado, ONGs e Sistema Único de Assistência Social e Sistema Único de Saúde, administração pública, intersetorialidade e interdisciplinariedade e na área Psicologia Social com foco nas abordagens da subjetividade a partir da perspectiva sócio histórica. Foi docente do Pós Graduação/Especialização das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU nos cursos organização e Gestão de Políticas Sociais e Trabalho Social com Família de 2010 a 2015. Integrou de 2009 a 2012 o corpo docente do Pós Graduação/Especialização do Instituto Toledo de Bauru e Presidente Prudente. De 2008 e 2012 integrou o corpo docente do Curso de especialização sobre a Gestão da Política Pública de Assistência Social - COGEAE/PUCSP. Foi servidora da Prefeitura Municipal de São Paulo por 30 anos, atuando nas secretarias de Saúde, Planejamento e Assistência Social. Atuou de 2011 a 2017 na equipe técnica do Centro de Formação dos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social do município de São Paulo, elaborando conteúdos programáticos, bem como desenvolvendo atividades formativas. De 2017 a 2019 integrou a equipe técnica do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo. Atua em processos de educação permanente e supervisão técnica aos trabalhadores, conselheiros e gestores da Política de Assistência Social abordando os temas relativos à gestão do trabalho, proteção social básica e especial da Política Nacional de Assistência Social, Planejamento e Financiamento e participação e controle sociais. Realiza consultorias sobre Gestão Social e Políticas Públicas junto aos municípios no reordenamento institucional, metodológico e técnico.

Profa. Ma. Camila Roberta Muniz Serra Pinheiro
Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP, na linha de Gestão Ambiental com foco na Gestão de Pessoas. É graduada em Serviço Social, pós-graduada em Gestão Empresarial na Instituição Toledo de Ensino de Bauru e em Docência do Ensino Superior pelo Senac São Paulo. Como formação complementar, participou de cursos como Jogos Virtuais de Empreendedorismo, Jeito Senac de Educar, Comunicação Verbal, Formação de Profissionais de RH para supermercados e pela Babson College, realizou Intercâmbio sobre Gestão de Negócios com foco em Empreendedorismo. Trabalhou como docente-orientadora em trabalhos de conclusão de cursos da pós-graduação em Gestão de Pessoas e Gestão Integrada. Realiza treinamentos técnicos e comportamentais no varejo. É docente nos Cursos Técnicos do SENAC Bauru, ministrando disciplinas como Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal, Atendimento ao Cliente e Gestão de Pessoas. Ainda, no SENAC Bauru é interlocutora de Empreendedorismo, desenvolvendo ações voltadas ao ensino da atitude empreendedora para docentes e discentes. Atualmente também ministra aulas de Gestão de Pessoas nos cursos de Administração do Centro Universitário de Bauru – ITE.

Profa. Ma. Ellen Francinne Oliveira
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho - UNESP Campus Franca. Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Políticas Públicas e do Terceiro Setor, nível de Especialização, pelo Centro Universitário de Bauru/SP, mantido pela Instituição Toledo de Ensino - Núcleo de Pós Graduação, em 2012. Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru em 2005. Experiência na Coordenação de CRAS por 10 anos e atualmente atua como Assistente Social da Unidade Básica de Saúde de Espírito Santo do Turvo/SP. Docente do Centro Universitário de Bauru - ITE - na graduação com as disciplinas: Questão Social e Regionalidade, Assistência Social e Serviço Social e Processos de Trabalho no Curso de Serviço Social.

Profa. Dra. Josiane Logízia Carrapato
Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde Pública e Administração Hospitalar. Especialista em Terapia de Casais e Famílias. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Doutoranda em Saúde Pública – Unesp – campus de Botucatu.

Profa. Dra. Paula Battassini
Doutora e Mestre em Desenvolvimento Local, possui graduação em Ciências Biológicas e curso técnico de guia de turismo de atrativos naturais. Pós graduada em Gestão Integrada do Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho. Tem experiência na área de licenciatura em Biologia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando com: educação e interpretação ambiental, formação continuada de professores, redes sociais e ecoturismo. Foi bolsista CAPES no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Local, que possui área de concentração em Territorialidade e Dinâmicas Sócio-ambientais. Em 2008 foi contratada pelo Senac Bauru para atuar como mediadora de Redes Sociais, coordenadora da área de Desenvolvimento Social e representante do Programa Ecoeficiência. Desde 2010 faz parte do corpo docente do curso de pós-graduação da Instituição Toledo de Ensino - ITE de Bauru como ministrante das disciplinas Desenvolvimento Local Integrado Sustentável e Sustentabilidade e Gestão Pública.

Profa. Dra. Alexandra Fabri
Possui graduação em Comunicação social com habilitação em Relações Púb pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Especialista em Recursos Humanos e Curso de Formação em Psicanálise. Atualmente é professora na Pós-Graduação da Fasar- e Consultora em Gestão de Pessoas/ Comportamento Humano pela Adriano Fabri Consultoria.

Profa. Esp. Cassiana Anunciata Caglione
Assistente social e Especialista em Administração de Recursos Humanos pelas Faculdades Integradas de Botucatu/SP. Trabalhou como Assistente Social e Consultora em empresas de grande porte e atualmente é Coordenadora de Desenvolvimento Social da CART.

Profa. Ma. Talita Stabile
Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Bauru/SP; Especialista em Antropologia pela Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru/SP; em Gestão Social: políticas públicas, redes e defesa de direitos pela Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação ? FATECE - Pirassununga/SP; e em Serviço Social na área da Saúde e Reabilitação pelo HRAC/USP - Bauru. Mestre em Ciências da Reabilitação pelo HRAC/USP - Bauru. Doutora em Ciências pela FOB/USP - Bauru/SP. Assistente Social do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo - Campus Bauru/SP, com experiência em: Serviço Social em Programa de Saúde Auditiva - Implante Coclear; Serviço Social em Programa de Fissura Labiopalatina: contexto ambulatorial, unidades de internação hospitalar e serviços comunitários; Serviço Social na gestão de equipe em ambiente hospitalar; e atuação junto a Núcleo Interno de Regulação na saúde.

Prof. Dr. Luiz Nunes Pegoraro
É Pós Doutor em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae de Coimbra (2020); Doutor em Ciências da Reabilitação pela USP (2016); Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino (2007) e Especialista em Direito Público pela ITE (2008). Graduado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1997). Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário de Bauru/SP, mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). Membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do Curso de Direito do Centro Universitário de Bauru. Membro do Conselho Universitário do Centro Universitário de Bauru/SP. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do HRAC-USP na área Jurídica. Professor do Centro Universitário de Bauru - Instituição Toledo de Ensino e na Faculdade Iteana de Botucatu nas matérias Direito Administrativo, atualização legislativa e Ciência Política e Direito Constitucional. Professor do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado e Doutorado do Centro Universitário de Bauru/SP. Tem experiência no Direito Administrativo, atuando principalmente em improbidades administrativas, licitações, contratos administrativos, desapropriações, políticas públicas e agentes públicos. Foi Secretários dos Negócios Jurídicos dos Municípios de Piratininga nos anos de 2006 a 2008; 2013 à 2020 e do Município de Bauru nos anos de 2009 e 2010. Advogado.

Profa. Ma. Gerceley Paccola Minetto
Assistente social formada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru – Instituição Toledo de Ensino. Mestre em Serviço Social – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Franca/SP. Especialista em Administração e Supervisão em Serviço Social e Assistência Social Pública – Instituição Toledo de Ensino. Professora do Centro Universitário de Bauru – Curso de Serviço Social. Colaboradora do Núcleo de Prática – Curso de Serviço Social.

Profa. Ma. Maria Dvanil Calobrizi
Possui graduação em Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino (1989) e mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular - Instituição Toledo de Ensino. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: área sócio-jurídica e terceira idade

Prof. Ma. Everson Demarchi
Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIARA-Araraquara/SP); pós- graduação em Administração Pública (UNESP-Bauru/SP); graduação em Ciências Econômicas - Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru/SP). Experiência profissional: vinte e nove anos na área pública, destes, quinze anos na área de planejamento, elaboração e execução orçamentária e sete anos em Controladoria no município de Bauru. Possui também doze anos de experiência na área acadêmica.

Profa. Ma. Audrey do Nascimento Sabbatini Martins
Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Sagrado Coração (1996). É mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Professora da Faculdade Iteana de Botucatu e do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente atua como supervisora do Núcleo de Iniciação Científica do Centro Universitário de Bauru.É membro efetivo da Academia Bauruense de Letras - ABL. É doutoranda pelo Programa de Pós -Graduação em Comunicação da FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Campus UNESP - BAURU -SP

Profa. Dra. Josiane Logízia Carrapato
Graduada em Serviço Social  pela Instituição Toledo de Ensino. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde Pública e Administração Hospitalar. Especialista em Terapia de Casais e Famílias. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Doutoranda em Saúde Pública – Unesp – campus de Botucatu.


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