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Pós-Graduação em

Políticas Sociais Públicas: Gestão Social, Gestão Financeira, Terceiro Setor e os Impactos Ambientais

Titulação

MBA/Especialização

Duração

360 horas

Cidade

Bauru

Inscrições

Até 07 de fevereiro de 2024.

Clique aqui e preencha a Ficha de Inscrição

Reemissão Ficha de Inscrição

Documentação

I - 2 (duas) fotos 3x4 cm recentes, uma delas colada no requerimento de matrícula Bauru;
II - cópia reprográfica da Carteira de Identidade (RG) e do cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) e, se for o caso, da Certidão de Casamento;
III - cópia frente e verso do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e regularmente registrado ou, se ainda não expedido, cópia certidão de colação de grau;

  • A documentação deverá ser enviada para o e-mail – cpg@ite.edu.br até o encerramento das inscrições.
    Bauru: Praça 9 de Julho 1-51 - CEP 17050-790 – Bloco 4 – Secretaria da Pós-graduação. Telefone: (14) 2107-5075

Informações:
Telefone: (14) 2107-5075 – Whatsapp -  (14) 98119.7070
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira: 9h às 11h45 e das 14h às 17h


Bauru

Coordenação Acadêmica

Livre Docente Lilia Christina de Oliveira
Bacharel em Serviço Social, pela Faculdade de Serviço Social de Bauru – ITE • Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • Doutora em Serviço Social pela UNESP – Campus de Franca • Livre Docente em Serviço Social pela UNESP – Campus de Franca.

Duração 

360 horas. 

Início das aulas

16 de fevereiro de 2024.

Horários das aulas

Sextas-feiras: das 19h10 às 22h35

Sábados: das 8h às 11h35.

100% Aulas on-line – Plataforma Zoom

Justificativa

A atual fase de desenvolvimento humano está de acordo com a chamada “Era do Conhecimento”. Os intensos avanços tecnológicos têm provocado, entre outros, a imensa facilidade da comunicação global em tempo real e vem facilitando, não só a produção de conhecimentos, mas também sua circulação. O capital financeiro, supervalorizado até aqui, começa a ser substituído pelo chamado “capital intelectual” e, uma das exigências aos profissionais, é a capacitação continuada e a atualização constante e sistemática de seus conhecimentos.

Por outro lado, o Serviço Social é uma profissão de caráter eminentemente interventivo, mas também investigativo, educativo e propositivo, que tem como objeto de intervenção as várias expressões da questão social, entendida como “o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção á cada vez mais coletiva (...) enquanto a apropriação de seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma pequena parte da sociedade”. (IAMAMOTO, M. V. Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2007).

Cabe ao Serviço Social responder a essas expressões, que atingem diretamente indivíduos, famílias e grupos e os colocam em situação de vulnerabilidade ou exclusão social, buscando a garantia dos direitos sociais desses cidadãos.

Essas múltiplas expressões da questão social vão sofrendo mutações na medida das transformações societárias e, assim, a profissão também se obriga a constantes transformações, de forma a respondê-las e garantir sua legitimidade.

Por isso, o assistente social deve acompanhar as transformações sociais, econômicas, culturais e políticas, ampliando concomitantemente sua capacidade de resposta às novas roupagens com que aparece travestida à velha questão social.

Destaca-se ainda o papel da universidade contemporânea, que é o de, também, preocupar-se e ocupar-se da produção de conhecimentos para aquelas pessoas que passaram por suas salas e ali se construíram como profissionais, de forma a oportunizar-lhes uma intervenção profissional competente nos espaços ocupacionais onde estão inseridos, em relação aos aspectos ético-político, teórico-metodológicos e técnico-operativos.

Diante disso, o Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru apresenta a proposta de um Curso que atenda as necessidades de atualização de conhecimentos aos assistentes sociais que estão inseridos no mercado de trabalho ou nele queiram se inserir, num novo formato, sendo em aulas presenciais e atividades remotas, atendendo, assim, as determinações do MEC.

OBJETIVOS

Geral

Subsidiar o processo de educação continuada de profissionais interessados em atuar nas áreas de Assistência Social, Saúde, Terceiro Setor, Sustentabilidade, Ambiente Social e Governança Corporativa, proporcionando-lhes sólidos conhecimentos teóricos e técnico-científicos. O programa visa preparar esses profissionais para assumir cargos e desempenhar papéis de liderança nas áreas mencionadas, capacitando-os a contribuir efetivamente para a promoção do bem-estar social, da sustentabilidade e da governança nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Específicos

Garantir ao aluno visão crítica do cenário em que se insere o Serviço Social contemporâneo, considerando-o as bases de produção da questão social.

Possibilitar-lhe sólida apreensão das matrizes teóricas da profissão e suas bases metodológicas, preparando-o para responder aos novos desafios do cenário contemporâneo.

Evidenciar as novas perspectivas do planejamento e avaliação de políticas e programas sociais.

Revelar as novas tendências da área organizacional no que tange ao trabalho do assistente social.

Oportunizar o aprofundamento, em relação as diretrizes, princípios e ações programáticas das políticas, bem como o Terceiro Setor que têm demandas para o Serviço Social e principais exigências profissionais.

Realimentar os posicionamentos ético – políticos da profissão.

Público Alvo

  • profissionais de Serviço Social
  • profissionais da área das Ciências Humanas e Sociais
  • professores e pesquisadores

PROPOSTA DO CURSO CATEGORIA: ESPECIALIZAÇÃO

Duração de 1 ano: 360 horas - AULAS HÍBRIDAS (Presencial e Remotas, online ao vivo, pela plataforma Zoom, com as aulas gravadas e disponíveis na plataforma ITE Virtual). Além disso, algumas disciplinas serão oferecidas exclusivamente de forma virtual, de acordo com um cronograma que será fornecido aos pós-graduandos

A proposta do Curso de Especialização foi desenhada de forma que os profissionais tenham a opção de desenvolver um conjunto de disciplinas básicas, de caráter obrigatório, com 360 horas de duração que oportunizará revisão e atualização dos conhecimentos fundamentais do Serviço Social. As 360 horas do Curso serão distribuídas em 290 horas de caráter híbrido (presencial e remotas on-line) e em 70 horas de Atividades apenas remotas, estas sob a condição de trabalhos/atividades solicitados pelo professor, sejam em formas de leituras, seminários, produção científica, pesquisas, dentre outras, conforme cronograma do professor totalizando, portanto, as 360 horas ao final do Curso.

A proposta do Curso de Especialização foi elaborada de forma que as disciplinas se apresentam em caráter obrigatório, totalizando 360 horas de duração. Esse conjunto de disciplinas visa possibilitar a revisão e atualização dos conhecimentos fundamentais do Serviço Social.

As 360 horas do Curso serão distribuídas da seguinte forma: 290 horas serão de caráter híbrido, envolvendo aulas presenciais e/ou atividades remotas on-line, enquanto as 70 horas restantes consistirão em atividades exclusivamente remotas. Essas últimas atividades incluem tarefas solicitadas pelos professores, como leituras, participação em seminários, produção científica, pesquisas, entre outras, de acordo com o cronograma estabelecido pelo professor. Ao final do Curso, o aluno terá cumprido o total de 360 horas.

O profissional, completando a carga horária, terá direito ao Certificado de Especialista.

Ressalta-se que o Trabalho de Conclusão se fará pela modalidade: Artigos.

Havendo vagas, o profissional interessado poderá inscrever-se em uma ou mais disciplinas, recebendo certificado de Extensão Universitária.

DURAÇÃO DO CURSO: 12 meses

Após o término do Curso – em 12 meses – o aluno terá o prazo de mais 02 meses para a entrega definitiva das Atividades Remotas solicitadas pelos professores das disciplinas. bem como para a entrega do Artigo.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

  • Participação nas aulas presencialmente ou remotamente
  • Apresentação das solicitações dos trabalhos em atividades remotas, ao final de cada disciplina
  • Apresentação do Artigo.

Observação: Haverá professores orientadores dos Artigos.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Corpo Docente de Excelência
  • Atendimento personalizado
  • Contato direto com o Professor (a) e com a Coordenação
  • Aulas constantemente atualizadas

DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA TOTAL

  1. Transformações Contemporâneas e seus impactos nas políticas públicas – 16 horas
  2. Gestão de Políticas Públicas – 24 horas
  3. Indicadores Sociais e Gestão Pública – 24 horas
  4. Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas –24 horas
  5. Gestão Estratégia no SUAS: Cadastro Único e Serviços Socioassistenciais - 20 horas
  6. Gestão Financeira dos Recursos Públicos (16 horas)
  7. Gestão de Informação no SUAS: Plataformas e Operacionalização (16 horas)
  8. Gestão de Políticas da Saúde – 16 horas
  9. Gestão Pública, Desenvolvimento local integrado e Sustentável – 16 horas
  10. O Projeto Ético Político do Serviço Social e o Código de Ética – 16 horas
  11. Gestão de Pessoas – 20 horas
  12. Marcos legais e Gestão do Terceiro Setor – 20 horas
  13. Terceiro Setor e Poder Público: Colaboração na Implementação de Políticas – 16 horas
  14. Responsabilidade Social Corporativa e Impacto na Comunidade
  15. Elaboração de Projetos e Captação de Recursos – 24 horas
  16. Assessoria e Consultoria nas Políticas Sociais e na Área Organizacional – 16 horas
  17. Gestão Financeira e Orçamento Público – 20 horas
  18. Didática do Ensino Superior – 16 horas
  19. Metodologia do Trabalho Científico – 16 horas

Reserva de direito

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

Investimento

20 parcelas mensais
12 parcelas de R$ 310,00 e mais 08 parcelas de R$ 350,00.
A primeira parcela será devida em 19 de fevereiro de 2024.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subseqüentes.

A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 2% (dois por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 01 (um) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

Bônus financeiros 

Diplomados pela ITE: 5% de desconto
Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

Período e Duração dos Módulos – 12 meses

Corpo Docente 

*Corpo docente sujeito a alterações

Profa. Dra. Lilia Christina de Oliveira – Coordenadora
Possui graduação em Serviço Social pelo Instituição Toledo de Ensino Bauru(1974), especialização em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1977), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1988) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1995). Atualmente é Coordenadora da Comissão de Normatização do Conselho Municipal de Assistência Social de Bauru e Coordenadora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru da Instituição Toledo de Ensino. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado

Profa. Dra. Alexandra Fabri
Possui graduação em Comunicação social com habilitação em Relações Púb pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Especialista em Recursos Humanos e Curso de Formação em Psicanálise. Atualmente é professora na Pós-Graduação da Fasar- e Consultora em Gestão de Pessoas/ Comportamento Humano pela Adriano Fabri Consultoria.

Profa. Ana Cristina de Carvalho Sales Toledo
Atua como Assistente Social na Prefeitura Municipal Bauru/SP. Docente na graduação do curso Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino Bauru. Secretária Municipal da Assistência Social - Bauru/SP.
Possui graduação em Serviço Social pela INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO - ITE Bauru/SP (2000). Especialização em Gestão Social – Políticas Públicas: Redes, Defesa e Direitos (2013) pela FATECE (Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação) e Gestão do Sistema Único de Assistência Social/SUAS (2016) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” - Campus de Franca. Orientadora: Prof.ª. Dr.ª. Adriana Giaqueto Jacinto. Área de Concentração: Serviço Social: Trabalho e Sociedade. Linha de pesquisa: Serviço Social, Formação e Trabalho Profissional. Membro participante dos grupos de pesquisa: GEDUCAS ( Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Dimensão Educativa no Trabalho Social – Líder : Prof.ª Dr.ª Adriana Jacinto Giaqueto -UNESP Franca), PRAPES ( Prática de Pesquisa: perspectivas contemporâneas – Líder Prof.ª Dr.ª Josiane Julião Alves de Oliveira – UNESP Franca), Políticas Públicas Sociais (Líder Prof.ª Dr.ª Lilia Christina de Oliveira – ITE Bauru) e GEPPPAS ( Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Pública de Assistência Social ( Líder: Prof.ª Dr.ª Maria Inês Fontana – ITE Bauru). Área de Atuação: Política de Assistência Social.

Profa. Dra. Audrey do Nascimento Sabbatini Martins
Doutora em Comunicação pela UNESP/Bauru. Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Sagrado Coração (1996). Professora da Faculdade Iteana de Botucatu e do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente atua como supervisora do Núcleo de Iniciação Científica do Centro Universitário de Bauru. É membro efetivo da Academia Bauruense de Letras - ABL. É doutoranda pelo Programa de Pós -Graduação em Comunicação da FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Campus UNESP - BAURU –SP.

Profa. Ma. Camila Roberta Muniz Serra Pinheiro
Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP, na linha de Gestão Ambiental com foco na Gestão de Pessoas. É graduada em Serviço Social, pós-graduada em Gestão Empresarial na Instituição Toledo de Ensino de Bauru e em Docência do Ensino Superior pelo Senac São Paulo. Como formação complementar, participou de cursos como Jogos Virtuais de Empreendedorismo, Jeito Senac de Educar, Comunicação Verbal, Formação de Profissionais de RH para supermercados e pela Babson College, realizou Intercâmbio sobre Gestão de Negócios com foco em Empreendedorismo. Trabalhou como docente-orientadora em trabalhos de conclusão de cursos da pós-graduação em Gestão de Pessoas e Gestão Integrada. Realiza treinamentos técnicos e comportamentais no varejo. É docente nos Cursos Técnicos do SENAC Bauru, ministrando disciplinas como Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal, Atendimento ao Cliente e Gestão de Pessoas. Ainda, no SENAC Bauru é interlocutora de Empreendedorismo, desenvolvendo ações voltadas ao ensino da atitude empreendedora para docentes e discentes. Atualmente também ministra aulas de Gestão de Pessoas nos cursos de Administração do Centro Universitário de Bauru – ITE.

Profa. Ma. Ellen Francinne Oliveira
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho - UNESP Campus Franca. Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Políticas Públicas e do Terceiro Setor, nível de Especialização, pelo Centro Universitário de Bauru/SP, mantido pela Instituição Toledo de Ensino - Núcleo de Pós Graduação, em 2012. Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru em 2005. Experiência na Coordenação de CRAS por 10 anos e atualmente atua como Assistente Social da Unidade Básica de Saúde de Espírito Santo do Turvo/SP. Docente do Centro Universitário de Bauru - ITE - na graduação com as disciplinas: Questão Social e Regionalidade, Assistência Social e Serviço Social e Processos de Trabalho no Curso de Serviço Social.

Prof. Ma. Everson Demarchi
Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIARA-Araraquara/SP); pós- graduação em Administração Pública (UNESP-Bauru/SP); graduação em Ciências Econômicas - Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru/SP). Experiência profissional: vinte e nove anos na área pública, destes, quinze anos na área de planejamento, elaboração e execução orçamentária e sete anos em Controladoria no município de Bauru. Possui também doze anos de experiência na área acadêmica.

Profa. Ma. Gerceley Paccola Minetto
Assistente social formada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru – Instituição Toledo de Ensino. Mestre em Serviço Social – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Franca/SP. Especialista em Administração e Supervisão em Serviço Social e Assistência Social Pública – Instituição Toledo de Ensino. Professora do Centro Universitário de Bauru – Curso de Serviço Social. Colaboradora do Núcleo de Prática – Curso de Serviço Social.

Prof. Esp. Glauber Woida
Graduado em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino - ITE, em Bauru e especialista em Gestão de Políticas Públicas, Terceiro Setor e Área Organizacional pela mesma instituição. Docente no Centro Universitário de Bauru – ITE. Trajetória profissional marcada por atuação destacada em áreas específicas do Serviço Social infância, educação e assistência social. Com dedicação profunda ao setor, comprometido com a melhoria contínua da qualidade das políticas púbicas. Compromisso refletido na abordagem pedagógica e na pesquisa, onde explorar métodos inovadores para promover políticas sociais eficazes e processos de trabalho mais eficientes.

Profa. Dra. Ilda Chicalé Atauri
Possui graduação em Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino (1979), mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Serviço Social PUC/SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professor/docente titular no Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru (CEUB), mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social, Política Social, Oficina Habitacional, Desenvolvimento Capitalista e Questão Social, bem como ministrou disciplina eletiva com vistas à aplicação do ENADE aos alunos da área. participa ativamente dos conselhos municipais como representante do Centro Universitário de Bauru.

Profa. Dra. Josiane Logízia Carrapato
Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde Pública e Administração Hospitalar. Especialista em Terapia de Casais e Famílias. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Doutoranda em Saúde Pública – Unesp – campus de Botucatu.

Prof.ª Ma. Magna G. Viganó Cavalcanti
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Bauru (2018), Pós-graduada em Psicologia Clínica pela Secretaria de Estado da Saúde-SP (2010) e Graduada em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Bauru (2008). É servidora pública há mais de 12 anos, atualmente é Psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Infantojuvenil, tendo anteriormente coordenado um Centro de Referência da Assistência Social. É professora do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru/ ITE onde ministra as disciplinas Psicologia Social e Assessoria & Consultoria, e também atua como docente convidada em cursos de pós-graduação nas áreas de Saúde Mental, Políticas Públicas e Assistência Social. Possui experiência na elaboração de projetos e protocolos na área da saúde mental, bem como no planejamento e execução de processos de educação e desenvolvimento de pessoal. Também possui participação ativa em grupos de pesquisa, conselhos de políticas públicas e conselho de classe.

Prof. Mestre Marcos Vinicio Bilancieri
Servidor público municipal é graduado em Ciências Contábeis - ITE (1993) e Mestre em Administração pela UNIMEP-Piracicaba-SP, tem especialização em Docência do Ensino Superior pela UFRJ-RJ .É Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Bauru (CEUB) mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru-SP).Também é professor e Coordenador do curso de MBA em Gestão Tributária do CEUB/ ITE-Bauru. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Contabilidade e Gestão Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas: Gestão de Políticas Públicas; Planejamento Orçamentário, Licitações e Contabilidade Pública. Ministra Palestras na área de Contabilidade e Administração Pública com ênfase em Planejamento Público, Licitações e Normas de Contabilidade Pública. Presta consultoria, ministra Cursos e Palestras na área pública. É palestrante e colaborar da Comissão de Representação do Setor Público do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Foi Prefeito de Boracéia-SP entre 2012 e 2020. Foi presidente da Associação dos municípios do Centro do Estado de São Paulo (AMCESP) (2017-2020). Foi membro do Conselho Fiscal da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB). Foi candidato a Deputado Estadual nas eleições de 2022. Atualmente exerce a função de Diretor Administrativo no município de Boracéia. É coordenador Regional (região de Bauru-SP) do Republicanos-SP.

Profa. Ma. Talita Stabile
Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Bauru/SP; Especialista em Antropologia pela Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru/SP; em Gestão Social: políticas públicas, redes e defesa de direitos pela Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação ? FATECE - Pirassununga/SP; e em Serviço Social na área da Saúde e Reabilitação pelo HRAC/USP - Bauru. Mestre em Ciências da Reabilitação pelo HRAC/USP - Bauru. Doutora em Ciências pela FOB/USP - Bauru/SP. Assistente Social do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo - Campus Bauru/SP, com experiência em: Serviço Social em Programa de Saúde Auditiva - Implante Coclear; Serviço Social em Programa de Fissura Labiopalatina: contexto ambulatorial, unidades de internação hospitalar e serviços comunitários; Serviço Social na gestão de equipe em ambiente hospitalar; e atuação junto a Núcleo Interno de Regulação na saúde.

Prof. Dr. Tatiana Stroppa
Advogada. Doutora e mestre em Direito (Centro Universitário de Bauru, Instituição Toledo de Ensino - ITE); Professora de Direito Constitucional e de Direito Processual Constitucional do Curso de Direito do Centro Universitário de Bauru, Instituição Toledo de Ensino - ITE e da Faculdade Iteana de Botucatu; Integrante do Projeto de Pesquisa Direito e Novas Tecnologias da Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Bauru (Instituição Toledo de Ensino – ITE), inscrito no CNPq.

Profa. Dra. Vânia Baptista Nery
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Tem experiência na área do Serviço Social com ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: parceria público e privado, controle social das Políticas Públicas Estado, ONGs e Sistema Único de Assistência Social e Sistema Único de Saúde, administração pública, intersetorialidade e interdisciplinariedade e na área Psicologia Social com foco nas abordagens da subjetividade a partir da perspectiva sócio histórica. Foi docente do Pós Graduação/Especialização das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU nos cursos organização e Gestão de Políticas Sociais e Trabalho Social com Família de 2010 a 2015. Integrou de 2009 a 2012 o corpo docente do Pós Graduação/Especialização do Instituto Toledo de Bauru e Presidente Prudente. De 2008 e 2012 integrou o corpo docente do Curso de especialização sobre a Gestão da Política Pública de Assistência Social - COGEAE/PUCSP. Foi servidora da Prefeitura Municipal de São Paulo por 30 anos, atuando nas secretarias de Saúde, Planejamento e Assistência Social. Atuou de 2011 a 2017 na equipe técnica do Centro de Formação dos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social do município de São Paulo, elaborando conteúdos programáticos, bem como desenvolvendo atividades formativas. De 2017 a 2019 integrou a equipe técnica do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo. Atua em processos de educação permanente e supervisão técnica aos trabalhadores, conselheiros e gestores da Política de Assistência Social abordando os temas relativos à gestão do trabalho, proteção social básica e especial da Política Nacional de Assistência Social, Planejamento e Financiamento e participação e controle sociais. Realiza consultorias sobre Gestão Social e Políticas Públicas junto aos municípios no reordenamento institucional, metodológico e técnico.


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