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Terapia Ocupacional (presencial)

Bauru 

O curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional da ITE foi autorizado a funcionar pela Resolução CONSU/CEUB nº 02/2024, de 09 de outubro de 2024.


Curso: Terapia Ocupacional.

Unidades: Bauru.

Nível: Superior de graduação.

Titulação: Bacharel em Terapia Ocupacional.

Duração: 4 anos letivos.

Atividades acadêmicas: Aulas de segunda-feira a sexta-feira. Práticas complementares levadas a efeito em horários não coincidentes com as aulas, mas compatíveis com a disponibilidade de tempo do conjunto dos(as) alunos(as), e distribuídas de segunda-feira a sábado (neste dia, independentemente do período das aulas, das 8h às 12h).

Período das aulas: Noturno, das 19h às 22h35.

Acesso ao curso: Candidato(a) que tenha concluído o ensino médio ou equivalente e obtido classificação em processo seletivo. Eventuais vagas remanescentes serão oferecidas aos diplomados em curso de educação superior, com critérios específicos de admissão.

Processo Seletivo: Mediante aplicação de única prova escrita, abrangendo Redação, Língua Portuguesa e Atualidades ou ingresso pelo ENEM

Semestralidade/mensalidade: Clique aqui.

Currículo: Aspectos Sociais e Antropológicos do Fazer Humano • Comportamento e Cultura • Programa de Formação Complementar em Leitura E Escrita • Psicologia Ocupacional • Sociologia Geral • Comunicação, Expressão E Corporeidade • Estado, Políticas Sociais e Cidadania • História E Contextos da Terapia Ocupacional • Infância, Adolescência d Juventude • Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade • Atividades para Pessoa Idosa • Dinâmicas Grupais e Terapia Ocupacional • Estudos da Anatomia • Ética Profissional • Fisiologia Humana • Administração em Terapia Ocupacional • Fisiopatologia das Doenças • Introdução ao Conhecimento Científico • Ocupação Humana e Ciclos do Desenvolvimento • Terapia Ocupacional: Processos Terapêuticos •  Estudo das Funções e dos Transtornos Mentais • Métodos e Técnicas de Avaliação • Motricidade e Desenvolvimento • Terapia Ocupacional  em Ações Sociais • Terapia Ocupacional em Saúde Coletiva •  Ergonomia • Estudo da Genética e da Evolução • Gestão e Empreendedorismo • Terapia Ocupacional em Saúde Mental • Terapia Ocupacional nas Interfaces da Reabilitação • Terapia Ocupacional em Gerontologia e Geriatria I • Terapia Ocupacional em Neurologia • Terapia Ocupacional em Pediatria • Terapia Ocupacional em Pessoas com Deficiência  • Terapia Ocupacional em Gerontologia e Geriatria II • Terapia Ocupacional na Educação • Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares •  Estudo das Funções e dos Transtornos Mentais • Administração em Terapia Ocupacional • Terapia Ocupacional  em Ações Sociais • Terapia Ocupacional no Campo Social • Atividades Específicas • Estagio Supervisionado • Atividades Extensionistas • Trabalho de Conclusão de Curso.

* Sujeito a alterações por parecer do Núcleo de Formação de Excelência para o Mercado.

Definição

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas à problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e, ou, sociais apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade da inserção e participação na vida social.

MERCADO DE TRABALHO

      O curso de Terapia Ocupacional pode estar na:

O Terapeuta ocupacional pode trabalhar na política de saúde, política de assistência social, serviços de reabilitação neurológica e psicossocial, Centro de Reabilitação Física, entre outros.

OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do curso de Terapeuta Ocupacional é formar profissionais capacitados para promover a saúde e o bem-estar de indivíduos que apresentam dificuldades para realizar atividades cotidianas, seja por limitações físicas, cognitivas, emocionais ou sociais. Capacidade de recuperar habilidades e potencialidades funcionais, promover a independência e autonomia dos pacientes, analisar e desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde; compreender como as pessoas constroem o fazer humano; ajudar pacientes a diminuir ou corrigir patologias;  manter e promover a saúde dos pacientes.

 

 

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