Pilotagem Profissional de Aeronaves (à distância)

Bauru

Autorizado pelo Conselho Universitário, Resolução nº 02/2023 de 24 de outubro de 2023.

Curso: Pilotagem Profissional de Aeronaves.

Unidades: Bauru.

Formação teórica de profissionais para atuação na aviação civil como tripulantes técnicos aptos a exercer a função de piloto. As habilitações, Piloto Privado (aviação); Piloto Comercial IFR (avião) é concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil, após a formação pratica em entidades homologadas por este órgão, à escolha do aluno que passarão em vôos de check´s pela mesma Agência.

Carga horária 1.600 horas.

Nível: Superior de graduação

Titulação: Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves.

Duração: 2 anos letivos.

Atividades acadêmicas: Aulas de segunda-feira a sexta-feira. Práticas complementares levadas a efeito em horários não coincidentes com as aulas, mas compatíveis com a disponibilidade de tempo do conjunto dos(as) alunos(as), e distribuídas de segunda-feira a sábado (neste dia, independente do período das aulas, das 7h às 12h).

Período das aulas: Noturno, das 19h às 22h35.

Acesso ao curso: Candidato(a) que tenha concluído o ensino médio ou equivalente e obtido classificação em processo seletivo. Eventuais vagas remanescentes serão oferecidas aos diplomados em curso de educação superior, com critérios específicos de admissão.

Processo Seletivo: Mediante aplicação de única prova escrita, abrangendo Redação e Atualidades.

Anuidade/mensalidade: Clique aqui.

Horas de voo: não contempladas na grade curricular.

As horas de voo necessárias à obtenção da Licença de Piloto Comercial deverão ser cumpridas, às expensas do(a) Acadêmico(a), em instituições com cursos homologados pelo Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de livre escolha do(a) interessado(a).

É facultativa a utilização do FIES para a disciplina aulas práticas de voo. Existem pré-requisitos a serem cumpridos para sua contratação, que deve ser tratado com a coordenação do curso.

* Sujeito a alterações por parecer do Núcleo de Formação de Excelência para o Mercado.

Pertinência

Ao concluir o curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves e obtendo Certificado de Habilitação Técnica (CHT) de Piloto Comercial junto a ANAC, estará apto a exercer suas funções a bordo de aeronaves executivas e comerciais, nas diversas especialidades.

Com relação à demanda por estes profissionais, podemos levar em conta os registros do aumento na quantidade de passageiros no transporte aéreo nos últimos anos. Também foi lançado o Programa de Investimentos em Logística: AEROPORTOS, com o objetivo de ampliar a oferta de transporte aéreo a população brasileira e reconstruir a rede de aviação regional, com a realização de parcerias com Estados e Municípios para o fortalecimento da aviação regional, com a ampliação da malha aeroviária, visando fazer a integração do território nacional, levando o desenvolvimento dos pólos regionais e fortalecendo centros de turismo.