Evento foi realizado na Universidade Estadual do Norte do Paraná, entre 23 e 25 de maio
Aluno do segundo ano do curso de Direito da ITE Bauru, Genaro Gabriel Leite Magri participou do "IV Simpósio Regional de Direito, Cinema, Música e Literatura em Debate", realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Na ocasião, ele apresentou o artigo "O abutre: a midiatização do crime, a circulação do medo e o expansionismo penal", onde traçou paralelos entre o exposto no filme e a tendências da sociedade moderna.
A proposta do evento foi discutir temas relacionados às diversas manifestações artísticas e culturais existentes, principalmente o cinema. "O filme O Abutre se desenrola sobre perspectivas muito presentes na sociedade moderna, como o superindividualismo, a flexibilidade da moral, a falta de empatia e a perda de valores", lembra Gabriel.
Ainda segundo o estudante, tudo isso acaba trazendo consequências na maneira como a população enxerga o Direito Penal. "Escolhi o tema, portanto, para trazer para discussão à questão da venda de crimes pelas mídias, a insegurança que isso causa e sua consequência no direito penal", enumera.
Pesquisa
Para Gabriel, a pesquisa é uma possibilidade de ampliar os horizontes, trazer pra perto do estudante uma visão ampla e prática da teoria que se vê em sala de aula, servindo como impulso para o aprendizado.
"Acredito que além da pesquisa propriamente dita, o que acompanha tal processo é muito inspirador e gratificante: a possibilidade de apresentar aquilo que foi pesquisado, discutir de maneira ativa essas ideias com alunos e professores de diversos lugares, ensinar um pouco e aprender muito com todas essas pessoas são experiências que não tem preço", opina.
Filtros