Gestão Comercial - Instituição Toledo de Ensino

Graduação em

Gestão Comercial


Tipo:
Tecnológicos
Duração:
4 semestres
Cidade:
Bauru

Sobre o curso

Objetivos do Curso

Os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial são:

  • Formar profissionais que ocupem postos de chefia e supervisão, tanto no setor de serviços, quanto nos demais, que além dos conhecimentos tradicionais de gestão, sejam conhecedores da área de serviços, desempenhando suas funções tanto na Iniciativa Privada (empresas, indústrias), quanto no Poder Público ou ainda em organizações do Terceiro Setor.
  • Esses gestores deverão dominar os diversos processos empresariais, de forma sistêmica, que vão desde a pesquisa de mercado, passando pela produção, até as possíveis interações com o Governo e Sociedade Civil, sempre tendo em vista a racionalização e maximização de recursos financeiros, humanos e produtivos adequadas à política estratégica da empresa.
  • Eles devem adquirir facilidade de argumentação e espírito de liderança, de forma a transmitir com clareza seus pontos de vista e estimular a colaboração e a criatividade de sua equipe.
  • Serão capazes de traduzir estudos de mercado e fatores de influência externa à empresa em práticas gerenciais e operacionais adequadas, de forma a serem capazes de responder prontamente às necessidades de elaboração de planos táticos e operacionais, de sua implantação, de seu gerenciamento, de sua avaliação e readequação sempre que necessário de acordo com as condições internas e externas à empresa, utilizando ferramentas e tecnologias mais adequadas a cada situação.
  • Tudo isso sem perder de vista a formação ética, humana, quanto empresarial, atendendo assim a demanda por profissionais de visão, competentes, proativos, versáteis, criativos e autônomos, que respondam adequadamente às necessidades de gestão das áreas de negócios de empresas de diferentes portes, num ambiente globalizado, complexo e de competição acirrada.

Os egressos formados no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial poderão desempenhar funções nas áreas:

  • Administrativas
  • Lojas e lojas de departamentos
  • Serviços: manutenção, aprovisionamento, logística, financeiro, saúde e alimentação.
  • Escritórios (advocacia, clínicas, consultórios, contábeis dentre outros)
  • Organizações do Terceiro Setor
  • Associações e Cooperativas

Contatos

Bauru
Telefone: (14) 2107-5048 / 5049 / 5050
E-mail: coord.cursos@ite.edu.br


Matriz Curricular

DISCIPLINAS – Regime Semestral 

CR 

CH

 



Comunicação

04

72

Contabilidade

04

72

Desenvolvimento de Produto e Serviços

04

72

Direito Empresarial

04

72

Economia e Mercado

04

72

Empreendedorismo

02

36

Elaboração e Análise de Projetos

02

36

Eletiva

02

36

Estatística

04

72

Ferramentas e Métodos em RH

02

36

Gestão da Qualidade

02

36

Gestão de Inovação Tecnológica

02

36

Gestão de Operações e Serviços

04

72

Gestão de Recursos Humanos

04

72

Gestão Empresarial

02

36

Gestão Estratégica

04

72

Gestão Financeira

04

72

Logística

04

72

Marketing

04

72

Marketing e Franquia em Serviços

04

72

Matemática Financeira

04

72

Psicologia

02

36

Relacionamento com Clientes

02

36

Sistemas de Informação

04

72

Sociologia

02

36

*Projeto Integrador I

144

*Projeto Integrador II

144

*Projeto Integrador III

144

*Projeto Integrador IV

144

*Atividades Complementares

100 h

TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA:

1.780 h

(*) DE ACORDO COM REGULAMENTO PRÓPRIO, APROVADO PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO.  

A CADA SEMESTRE CONCLUÍDO, FINALIZA UM CONJUNTO DE DISCIPLINAS, POSSIBILITANDO CERTIFICAÇÕES, CONFORME OS MODULOS:

MÓDULO I: FORMAÇÃO GERENCIAL

MÓDULO II: GESTÃO FINANCEIRA

MÓDULO III: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MÓDULO IV: GESTÃO DE SERVIÇOS


Coordenação do Curso

Nome do Docente
Regime Trabalho
Prof. Dr. Luís Gustavo Baricelo
Tempo Integral

Apostilas/Textos